Saturday, March 12, 2011

Monbukagakusho - o que é

Bom povo, como primeiro post com conteúdo gostaria de explicar a bolsa que eu ganhei para ir para o Japão de modo a que mais pessoas possam usufruir dela.

Como podem ver pelo título o nome da bolsa é Monbukagakusho. Ela eh uma bolsa de estudos do ministério das relações exteriores do Japão (MEXT) então não tem nada a ver com UnB como alguns amigos meus pensavam.

Essa bolsa tem como intuito a ¨importação¨ de alunos estrangeiros para estudar nas universidades japonesas.  Mas lembre-se que vc vai entrar na universidade como um aluno de pesquisa, caso queira dar um upgrade para um mestrado ou doutorado vc vai ter que defender uma tese ou fazer uma prova. Varia de universidade para universidade.

Mas o que essa bolsa concede? Bom ela te dá as passagens de ida e volta para o Japão, cobre todos os custos da universidade(mais aplicável para o caso de passar em uma particular) e ainda te dá um salariozinho de cerca de 160.000 ienes(dá uns 3500 reais). A bolsa pode parecer uma grana muito grande, mas vc não vai ter moradia de graça, então vai ter que pagar o aluguel com o dinheiro da bolsa se virando e se vc morar em Toquio pode se preparar para desembolsar uns 70000 ienes só de aluguel. Mesmo tendo direito a ficar no alojamento da universidade no começo do curso, ele ainda eh pago (mas o aluguel geralmente eh mais barato).

Mas se vc está preocupado achando que tem que saber japones para concorrer está enganado. Ou vc tem que saber um japones afiado ou um ingles muito bom. Não há necessidade de saber japones pq o começo do curso eh um curso de japones intensivo de 6 meses, só depois eh que vc começa a pesquisa.

Falando em concorrer vc vai precisar de um ingles muito bom para a seleção da bolsa(se tiver um japones muiiito bom serve também). A seleção eh composta das seguintes fases:
-Prova de ingles e japones
-Analise dos documentos
-Entrevista
-sair correndo atras de uma universidade

A prova de ingles eh MUITO foda, então esteja preparado. A única prova internacional dessas famosas que eu cheguei a fazer foi a toelf e posso dizer: a prova da bolsa eh tão difícil, pra não dizer mais difícil que a toelf. Vi em outros forums dizendo que eh mais difícil que as de cambrage e outras coisas dessas aí. A de japones eh não eh eliminatória, mas ajuda na seleção. Caso não saiba nada de japones pode deixar em branco, mas se souber, tenta pelo menos chutar. Afinal nas 2 provas uma errada não anula uma certa.

Mas eu vou dar detalhes e dicas do processo de seleção em um outro post. Esse era só para vcs saberem o que é a bolsa. No proximo vou dar detalhes de como montar um bom projeto de pesquisa para enviar e dar uma visão geral de quais documentos vcs precisam.

Existem outras bolsas como a da Jaica e a do Banco mundial. Mas eu achei essa a melhor(mais $$ e oportunidades de estudo). E essa bolsa que eu expliquei eh a versão pós-graduação do Monbukagakusho. Ainda existe uma versão graduação que além das provas de ingles e japones ainda tem de matemática, fisica e quimica.

Se não aguentar esperar e quiser saber agora do que se trata essa bolsa entre no endereço a seguir:
http://www.br.emb-japan.go.jp/bolsas_programas.htm

2 comments:

  1. Ola! estou querendo também fazer essa prova e queria conversa com mais detalhes teria como você me add no msn!! vlw um abraço

    msn:
    kbelao_@hotmail.com

    ReplyDelete
  2. Adorei esse post inicial! Ainda estou para ler os outros posts, mas já parabenizo pela iniciativa... tenho vontade de prestar uma bolsa também então obrigada pelas dicas :)

    ReplyDelete