Tuesday, March 29, 2011

Monbukagakusho - Dicas

Bom, agora é a parte que vcs estavam esperando: as dicas de como passar nessa difícil seleção.
Primeiro umas dicas para o projeto. Um projeto bem feito é o que vai fazer você ser escolhido para a entrevista, junto com a nota da prova.
A melhor dica para essa parte foi dada pelo meu professor da UnB, ao invés de fazer um projeto apenas com o tema que vc gosta, procure um professor em uma universidade japonesa que vc queira entrar que mecha com o que vc goste, leia uns artigos dele. Então monte um projeto na mesma área que ele. Se vc tiver acesso a algum professor de uma universidade peça ajuda na formatação do texto para ele ficar mais científico.
Depois de pronto mande um e-mail para esse professor, seja sempre bastante educado, peça desculpas por estar tomando o precioso tempo do professor(eles normalmente são muito ocupados, então nao se esqueça de se desculpar). E apresente seu projeto para ele, envie o arquivo para ele ler e tal. Lembre-se de falar que vc leu os artigos dele e avise que vc escolheu esse professor depois de ler os artigos dele e bla bla bla.
Não ligue se professor não responder, lembre-se que eles são ocupados e vc eh apenas um candidato a bolsista. Talvez depois de vc ser selecionado ele responda.
Uma dica legal para reconhecer os professores que tem maior chance de responder é olhar os alunos do laboratório dele. Se ele tiver muitos alunos estrangeiros a chance dele responder eh exponencialmente maior.

Agora umas dicas para a prova de inglês:
Estude muito! A prova eh bem difícil. Estude em especial vocabulário com sinônimos estranhos que ninguém usa e as regrinhas das conjunções como did e have. Acho que mais da metade da prova foi sobre isso.

Algumas dicas para a entrevista:
Se vc chegou nesse ponto, PARABÉNS! Saiba que já deve ter sido filtrada mais de 2 terços da galera. Até porque não eh apenas sua nota de inglês que é avaliada, da prova até a entrevista eles avaliam todos os seus documentos, por isso eh bom ter um projeto bem escrito. Eles devem te avisar pela internet e ligando para vc então se vc não foi avisado eh pq não passou, mas ainda tem o ano que vem ^^.
Mas para os que passaram chegou a hora de ser julgado. No meu caso foi em uma sala enorme com um monte de mesas fazendo um U e uma cadeira e uma mesa no centro, com todos sentados em volta. Parece aqueles julgamentos de filme. Mas não se sinta intimidado, vc chegou até aqui então tem boas chances.
Procure ir com uma roupa social. Para as mulheres aquele vestido de trabalho e para os homens uma camisa social, com uma calçá social. Calça jeans com camisa do chaves ou do Iron Maiden vai fazer com que eles não te olhem com bons olhos.
Durante as respostas mantenha BEM CLARO que vc não vai ter problema nenhum com privação de sua família e amigos e que vc tem um espirito aventureiro por assim dizer. Nada de falar que vai sentir muita falta do seu cachorro ou gato. Mantenha claro também que vc já conhece um pouco dos costumes japoneses e que vai se adaptar bem a eles, se vc não conhecer eh melhor pesquisar deis de já porque são bem diferentes. Se te perguntarem em inglês responda em inglês, se te perguntarem em português, responda em português. Me fizeram uma perguntinha em japonês, mas foi só porque eu disse que sabia um pouco. Ah sim e invente um bom motivo para o seu projeto. Ele pode ser a coisa mais inútil do mundo, mas vc tem que falar dele como se ele fosse salvar o mundo! Nada de dizer que o projeto eh bom pq vai te render muito dinheiro, nessa hora vc tem que pensar no futuro da humanidade!


Bem e essas foram as dicas, quem tiver alguma dúvida a mais pode deixar nas respostas que eu respondo na medida do possível.
Se tudo correr bem 1 ou 2 semanas depois vc vai receber o telefonema falando que vc foi aprovado! No meu caso foi engraçado pq não recebi o telefonema falando que fui aprovado, eu recebi um falando que eu estava atrasado para a reunião dos aprovados e tive que sair correndo para a embaixada comemorando ter passado, hehehe.

Então がんばて!(Boa sorte)

3 comments:

  1. Olá, meu nome é Pablo e gostaria de parabenizá-lo pelo posto elucidativo acerca da Monbukagakusho, visto que não há muita coisa disponível sobre o processo seletivo da bolsa na web. Confesso que fiquei meio assustado com a parte relativa ao inglês, pois eu falo muito mais japonês do que inglês, não sei se com meu nível poor in english I can get it ! hehe Contudo, gostaria de ter teu contato para saber sobre o que está pesquisando e mais dicas para quem quer muito esta bolsa, como eu.

    Creio que sua experiência pessoal possa me ajudar consideravelmente, por isso te peço que me envie um e-mail, なるべく, para que eu possa tirar algumas dúvidas. Mais uma vez parabéns pelo post。答えてお願い、今更あわててなっている、僕は・・・

    ReplyDelete
  2. Claro rapaz, qualquer dúvida que vc tiver pode mandar para:

    darkshinob@hotmail.com

    que eu respondo (se souber eh claro hehehe).
    Quanto ao japonês se vc tem um nível bem avançado de japa então não tem problemas. Parece que em uma das duas vc tem que tirar mais que 80%. Para ter uma ideia do nível da prova de japonês ela esta no nível do noryokushiken N2. Entao se vc tem esse nível vai passar de boa

    ReplyDelete
  3. ok, enviarei o e-mail, vários...hehe este e-mail também é usado paro o msn? Bom, acho que em janeiro eu devia ter o N3 de nível,hoje já não sei. Mas já li teu blog inteiro, escrutinei tudo. I need information, now it's so precious hehe A proposito, sou aluno da Unesp

    ReplyDelete